sexta-feira, novembro 13, 2009

Gizmo5 adquirida pela Google

A Google continua a investir na compra de novas empresas. Depois da muito recente aquisição da AdMob, a terceira maior até à data, desta vez a eleita é a Gizmo5, que actua na área da telefonia Internet.

Ao contrário do negócio anunciado no início da semana, o valor da compra não foi revelado, mas está confirmado que a nova empresa vai integrar a equipa Google Voice.

De momento não haverá produtos específicos resultantes da aquisição, com a gigante das buscas a referir que os actuais utilizadores da Gizmo5 poderão continuar a usufruir do servico, embora as novas adesões estejam suspensas por tempo indeterminado.

A Gizmo5 é um cliente VoIP que permite fazer chamadas telefónicas através da Internet, idêntica a programas como o Skype, mas baseada num standard aberto denominado SIP. A aplicação trabalha tanto com PC como com telemóveis.

Ao que indica a imprensa internacional, os rumores de aquisição da empresa já tinham sido reportados num blog, logo no início da semana, mas acabaram por ser abafados pelo anúncio da compra de 750 milhões de dólares da AdMob. O negócio com a Gizmo5 foi confirmado ontem à noite, refere a CNet.

Fonte: Sapo Tek

quarta-feira, setembro 16, 2009

Google apresentou nova forma de ler as notícias

A Google apresentou hoje o Fast Flip, um novo serviço que pretende simplificar o acesso às notícias.

O novo Google Fast Flip permite a um utilizador visualizar as entradas de vários sites noticiosos seleccionados pela Google.

O utilizador começa por ver numa imagem a entrada de vários sites mas clicando na mesma acederá a uma versão aumentada. Caso volte a clicar irá aceder ao site em questão.

O novo serviço disponibiliza ainda uma versão para equipamentos móveis e pretende conquistar novos leitores com este tipo de navegação e consulta.

Fonte: InfoDesktop

sexta-feira, setembro 11, 2009

Zon premeia criatividade

São três as categorias a concurso no Prémio Zon Criatividade em Multimédia: Aplicações, Conteúdos Multimédia e Curtas-metragens. Entre os prémios contam-se Bolsas de Estudo na Universidade de Austin, Texas (EUA) e apoios do IAPMEI para os projectos que o júri considere viáveis no mercado.

As candidaturas devem ser feitas online, até ao dia 2 de Outubro, e os trabalhos endereçados à sede da Zon Multimédia, na Av. 5 de Outubro (Lisboa), por correio.

O concurso tem como principais destinatários estudantes e professores universitários, mas é aberto ao público em geral, informam os responsáveis em comunicado. Podem também concorrer grupos, que tenham até cinco elementos, e pessoas colectivas.

O prémio é fruto de uma parceria público-privada, envolvendo a Zon Multimédia, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) com o objectivo de estimular as indústrias multimédia e audiovisual no nosso país. A primeira edição aconteceu o ano passado e registou uma forte adesão, com mais de 100 mil candidatos inscritos.

Este ano, o valor global do prémio é de 200 mil euros, entre entregas monetárias, Bolsas de Estudo e apoios ao desenvolvimento a projectos considerados viáveis do ponto de vista económico.

Fonte: Sapo Tek

quarta-feira, agosto 26, 2009

Os melhores sites da internet

O Flickr, um site que permite a colocação de fotografias online, foi considerado pela revista «Time» como a melhor página da internet em 2009.

«Os computadores não administram as imagens com a mesma facilidade com que analisam textos ou números. O Flickr foi o primeiro site a resolver esse problema com a etiquetagem colectiva», afirma a revista sobre o site fundado em 2004.

Em segundo lugar ficou o California Coastline, um site de fotografias que mostra em detalhe cada um dos quilómetros que compõem a costa da Califórnia com «10 mil imagens tiradas a partir de um helicóptero e com uma câmara digital», explicou a revista «Time».

Em terceiro vem o Delicious, definido pela «Time» como «o Flickr dos marcadores». O site permite agregar e pesquisar bookmarks sobre qualquer assunto, funcionando como portal de pesquisa e como arquivo de favoritos.
Em quarto lugar surge o Metafilter, uma espécie de blogue comunitário.

Em quinto lugar está o Popurls, um navegador onde estão reunidos os conteúdos constantemente actualizados com base nos serviços mais populares e importantes de RSS da internet.

O Twitter, o serviço de microblogging que permite escrever no máximo 140 caracteres aparece em sexto lugar na lista da revista.

Em sétimo lugar está o Skype, que permite fazer chamadas de alta qualidade através da rede.

Veja os restantes sites da lista dos 50 melhores escolhida pela «Time»
Boing Boing
Academic Earth
OpenTable
Google
YouTube
Wolfram|Alpha
Hulu
Vimeo
Fora TV
Craiglook
Shop Goodwill
Amazon
Kayak
Netflix
Etsy
PropertyShark.com
Redfin
Wikipedia
Internet Archive
Kiva
ConsumerSearch
Metacritic
Pollster
Facebook
Pandora and Last.fm
Musicovery
Spotify
Supercook
Yelp
Visuwords
CouchSurfing
BabyNameWizard.com’s NameVoyager
Mint
TripIt
Aardvark
drop.io
Issuu
Photosynth
OMGPOP
WorldWideTelescope
Fonolo
Get High Now
Know Your Meme

Fonte: IOL Diário

Outros artigos de interesse:

sábado, agosto 22, 2009

Criada lista com os 100 sites mais perigosos da Internet


Uma empresa de segurança informática criou uma lista daqueles que considera ser os 100 sites mais perigosos da Internet, que em média escondem cerca de 18 mil ameaças de segurança cada um.

A lista surge no relatório «Dirtiest Websites of Summer 2009», criado pela Symantec, que analisa sites detectados por um serviço de monitorização Web da empresa.

Segundo a fabricante de antivírus os piores sites são os que escondem malware, seguindo-se os que apresentam riscos de segurança e os que aproveitam falhas no browser do utilizador.

Uma das principais conclusões do relatório refere que 75 por cento dos sites que integram a lista, foram responsáveis pela distribuição de programas maliciosos durante mais de seis meses.

Grande parte destes sites era dedicado a conteúdos para adultos, alerta a Symantec, sendo que em algumas das páginas bastava entrar e mesmo que o utilizador não clicasse nos links ou descarregasse ficheiros o PC ficava em risco.

Em comunicado o vice-presidente sénior para a área de consumo da empresa, Rowan Trollope, afirma que «esta lista sublinha o que as nossas investigações demonstram – que há um crescimento exponencial no número de ameaças online que estão a evoluir constantemente, há medida que os criminosos procuram novas formas de roubar dinheiro e identidades».

Fonte: Jornal O Sol

sexta-feira, agosto 21, 2009

China: detido director de centro para viciados na net

"O director de um centro de recuperação para viciados em internet, Tang Jingcheng, foi detido na China. Segundo a agência Xinhua, denúncias de maus-tratos e de tortura por parte de vários adolescente internados motivaram a detenção.

Os casos foram tornados públicos depois de a mãe de um dos jovens agredidos ter denunciado os casos. O jovem de 14 anos tentou fugir do centro, três dias depois de ter sido internado, revelando que o tratamento era «insuportável». No entanto, um outro paciente de 14 anos foi encontrado, na mesma clínica, com fracturas e lesões graves nos rins, em consequência das agressões sofridas.

Em Agosto, um jovem de 15 anos, foi encontrado morto num centro similar da região autónoma de Guangxi, onde tinha sido internado dez horas antes de morrer.

Estes casos colocaram em causa a confiança nestes centros, que chegavam a recorrer aos choques eléctricos como método para «curar» a dependência pela internet. Em Junho, este método foi proibido pelas autoridades chinesas, após ter sido comprovado que este «colocava em perigo» a saúde dos pacientes."

Fonte: Portugal Diário

terça-feira, agosto 18, 2009

Dança no CCB - África P. I. (PAYS) - entrada gratuita


Julie Dossavi, coreografia e interpretação.
21 Ago: 22h
#
Julie Dossavi é uma bailarina e coreógrafa francesa cujo trabalho tem vindo a ser reconhecido internacionalmente pelo cruzamento que faz entre a dança africana, a urbana e a contemporânea, a par da grande fisicalidade dos seus movimentos e do abstraccionismo da sua coreografia, fazendo-se acompanhar de voz, ritmos africanos e música electrónica. Trabalhou com grandes nomes da dança contemporânea como Philippe Decouflé e Joseph Nadj. Participou também em trabalhos de moda de Jean-Paul Gaultier e Nina Ricci.
#
Informações Úteis: Praça do Museu
Entrada livre

segunda-feira, agosto 03, 2009

Museus com entrada gratuita


MUSEUS À NOITE

6 e 13 de Agosto de 2009


Iniciativa conjunta com Museus diferenciados da cidade que, excepcionalmente, abrirão as suas portas num horário sui generis, à noite, para o público ter uma diferente perspectiva dos espaços e ter a oportunidade de um programa cultural nocturno original.

Horário - 18h00 às 24h00

Museu Colecção Berardo
Forte do Bom Sucesso
Panteão Nacional
Museu do Oriente
Mosteiro dos Jerónimos
Museu de S. Roque
Museu da Água
Museu da Marinha
Pavilhão do Conhecimento
Metro

sexta-feira, julho 24, 2009

Gripe A está em “quase todo o mundo”e vacinas começarão a chegar já em Setembro


A gripe A H1N1já foi registada em quase todos os países do mundo, diz a Organização Mundial de Saúde (OMS). Foram já atingidas 160 nações e as 800 vítimas mortais levam a OMS a afirmar que “quase 100 por cento” do planeta está a ser afectado pela gripe A. As primeiras vacinas contra a pandemia devem estar disponíveis já em Setembro.

“Se considerarmos que a propagação do vírus atingiu 160 dos 193 Estados-membros (da OMS), estamos muito perto de 100 por cento”, declarou ontem à imprensa Gregory Hartl, porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Até ao momento, “não se observaram mutações no comportamento do vírus; o que se verifica ainda é uma expansão geográfica nos países”, disse o porta-voz. “Estaremos atentos a possíveis alterações do vírus”, assegurou.

A OMS anunciou que as vacinas para a gripe surgida no continente americano estarão disponíveis em poucos meses, a tempo do início do Outono no Hemisfério Norte. “Esperamos ter as primeiras vacinas em Setembro”, avançou Hartl. A Agência Europeia do Medicamento anunciou que está a dar prioridade à avaliação das vacinas que estão a ser elaboradas para colocar no mercado.

Ainda não está confirmada a necessidade de apenas uma ou duas injecções para garantir a imunidade, mas Hartl afirmou que os ensaios clínicos poderão dar certezas “do número de doses necessárias para uma pessoa ficar imune ao vírus”.

Quanto aos países mais pobres, está já garantida a doação de 150 milhões de vacinas por duas empresas farmacêuticas. A OMS está também a negociar com outros produtores de fármacos para assegurar o envio de mais doses aos países menos desenvolvidos. Sanofi-Aventis, Novartis, Baxter, GlaxoSmithKline e Solvay são algumas das empresas a fabricar vacinas para a gripe A.

“Pelo menos 50 governos em todo o mundo já pediram ou estão a negociar com empresas farmacêuticas para garantir vacinas contra o H1N1, que ainda estão a ser desenvolvidas e testadas”, declarou o responsável da OMS. A organização quer vacinar primeiro os profissionais de saúde a trabalhar nos países menos desenvolvidos para garantir que os hospitais e clínicas estejam abertos para receber os doentes.

O número de mortes causadas pela gripe suína “anda perto de 800”, indicou Hartl, depois de a OMS ter informado que irá deixar de contabilizar os casos de infecção. “Nas pandemias do passado, foram precisos mais de seis meses para os vírus se difundirem tão amplamente quanto o H1N1 alastrou, em menos de seis semanas”, explicou o porta-voz da OMS, que já tinha assinalado uma “propagação sem precedentes” para a gripe A.

Ninguém possui imunidade natural ao vírus, que tem uma “contaminação muito eficaz”. Mas os especialistas da OMS apontam para “o carácter benigno dos sintomas, até agora, na maioria dos infectados, que se restabelecem dentro de uma semana depois de aparecerem os primeiros indícios da doença, mesmo sem tratamento médico”. Mas pessoas que sofrem de outras doenças e grávidas estão especialmente vulneráveis e podem apresentar efeitos mais graves.

As autoridades de saúde temem uma combinação do H1N1 com outros vírus, como o H5N1, que causa a chamada gripe das aves, ou que se torne resistente aos medicamentos antivirais Tamiflu e Relenza. Hartl indicou que em cinco pacientes se diagnosticou um vírus da gripe A com resistência ao Tamiflu, mas que são apenas casos isolados e sem motivos para preocupação maior.

Margaret Chan, directora geral da OMS, apelou a uma procura dos serviços médicos com ponderação, feita apenas quando os sintomas são alarmantes.

in Jornal O Público

quarta-feira, julho 15, 2009

Outjazz 2009 - até 27 de Setembro


Durante 5 meses, o jazz invade 5 jardins da capital. Na sua terceira edição, o festival Out Jazz volta a dar, de forma livre e gratuita, a atmosfera única do encontro do jazz com os jardins da cidade.

Jardim do Campo Grande
Campo Grande
Miguel Martins Trio
19 Jul: 17h
Dino & The Soul Motion
26 Jul: 17h

Parque Recreativo dos Moinhos de Santana
Alto do Restelo
Percundim
2 Ago: 17h
Ummadjam
9 Ago: 17h
kilu Live Act
16 Ago: 17h
André Carvalho Quinteto
23 Ago: 17h
Audible Arquitecture
30 Ago: 17h

Jardim da Estrela (Coreto)
Largo da Estrela
Groov 4Tet
6 Set: 17h
Júlio Resende 4Tet
13 Set: 17h
Filipe Melo/Bruno Santos Duo
20 Set: 17h
Jam Sessions
26, 27 Set: 17h

#
Internet: www.myspace.com/lisboaoutjazz
#
Informações Úteis: Entrada livre
#
#

sábado, junho 27, 2009

Crianças esquecidas em carros pelos pais

Preocupa-me a proliferação destes acontecimentos e, também, a não responsabilização dos pais que os desencadeiam. Seja o stress, ou outro qualquer motivo (incompreensíveis para estes casos) , que os leva a esquecerem-se dos filhos nos carros durante várias horas, fatais, sem os deixarem nos infantários, parece-me que estão a suceder-se cada vez mais, quando deveriam era servir de alerta para não se repetirem.

Tanto no caso que houve em Portugal, como na Holanda, o pai foi absolvido. Quando ouvi a conclusão que estes casos teve, pensei que, infelizmente, poderia haver quem se aproveitasse disto e se desfizesse de um filho deste modo, saindo impune. Hoje vi no noticiário que aconteceu de novo, agora na Dinamarca.

Não ignoro que já será imenso o castigo da dor e da culpa que serão os lentos carrascos, as morosas sentenças, para o pai que esqueceu o filho no carro, mas se está previsto na lei o homicídio involuntário e estamos numa sociedade que responsabiliza as acções do indivíduo, penso que deveria reflectir sobre que mensagem estamos a enviar para os demais.

Descubra as diferenças - Duo Botox!

quinta-feira, junho 25, 2009

segunda-feira, junho 22, 2009

Povo que é povo!

Povo que é povo, não tem blogue
Povo que é povo, mal tem acesso à net
Povo que é povo, não tem quem dialogue
Povo que é povo, põe-se em tudo em quanto se mete

Povo que é povo, nunca provou gourmet
Povo que é povo, não conhece quem escolhe
Povo que é povo, não percebe o que lê
Povo que é povo, é grevista para quem o tolhe

Povo que é povo, é perigoso ou pitoresco para quem o vê
Povo que é povo, ninguém lhe diz, gratuitamente, tome
Povo que é povo, não trata ninguém por você
Povo que é povo, alimenta quem mais o come

Povo que é povo, com restos é malabarista
Povo que é povo, quando corre é porque foge, é ladrão
Povo que é povo, é vagabundo, nunca artista
Povo que é povo, sua muito pelo seu pão

....

sexta-feira, junho 19, 2009

Júlio Pomar no Centro de Arte Manuel de Brito

Triplo retrato de Fernando Pessoa, 1982


De um período que comporta 60 anos de obras, surge esta exposição, que eu procurarei não perder, até porque, infelizmente, não consegui ainda visitar o prometedor espaço (Palácio dos Anjos) deste centro de arte, que honra um dos mais antigos galeristas portugueses da era moderna.

Admiro, tanto o pintor Júlio Pomar, como a personalidade que foi Manuel de Brito, e pelas reportagens que vi sobre esta exposição, onde se vislumbram várias obras diferentes, certamente valerá muito a pena.


Espero, emocionar-me, como sempre acontece, quando sou arrebatada pelo "vivo da vida" que Pomar tanto almeja para as suas pinturas.


Até princípio de Setembro no munícipio de Oeiras.
Mais infos.: Exposição

domingo, junho 07, 2009

Porque também somos todos Manoel de Oliveira - homenagem

Um rasto de lágrimas frias arde-me no rosto (.)
de criança envelhecida, com uma centena de anos,
apenas resta a tristeza, por saber dos dias em vão,
do sol vazio e do fim.

Soçobra melancolia, pelos entes queridos,
que se foram todos, as músicas dolorosas
e o Outono em mim.

Das copas das árvores da minha infância,
gotejam todas as folhas - flocos mágicos caem do céu -,
e eu piso-as com toda a energia
com que um dia rebolei nesse jardim só meu.

Ao longe, risinhos soltos, da minha meninice,
ecoam ainda nas margens do rio.
A foz agora fúnebre que me marulha
e eu me arrepio.
São as lestas memórias, varridas pelo vento,
que estão pinceladas na ponte da cor da sombra.
É a nostalgia das histórias, tocadas por um instrumento,
que se quebrou e já não se encontra.

Bordados do pensamento, arraiolos e filigranas,
lembram que há arte em viver e morrer.
Faz parte, esse saber, do eterno aprender
que o espírito empreende nesta viagem.

Um lídimo caminho de infinitas pessoas
e incontáveis sentimentos,
do qual nos libertamos
para não mais percorrermos esses tormentos

terça-feira, junho 02, 2009

Factos conclusivos após estudo empírico sobre a maioria dos espécimes humanóides:

Ou
Manifesto anti-"o ser humano é naturalmente bom":


- Ninguém muda (muito menos a partir de certa idade);

- Só fazem o que querem; o que é bom para eles, o que lhes convém; é o reinado do egoísmo e "um por um e todos por nenhum";

- Grande tendência para (a)gregação (fenómeno "maria vai com as outras"; serve para decisões políticas, afectivas, clubísticas, enfim, todas as práticas e costumes);

- Tudo o que é menos frequente de se ver - o novo, o estranho, o esquisito, o estrangeiro, etc. -, (assusta, e por isso) é para desconfiar, maltratar, abater, etc.;

- Funcionam por encaixe (já se viu no item anterior que quando algo não se encaixa é logo renegado), seja em termos das aparências, que é apenas o que enxergam, seja pelas convenções e conceitos (onde se incluem os pré-conceitos), que elaboram para que tudo faça sentido. Nesse aspecto o homem é pior que o relógio que ele próprio criou, pois não consegue mesmo existir sem pensar e tentar encontrar sentidos para tudo;

- Defendem-se, atacando; perdem instantânea e frequentemente a Razão, que supostamente os distinguia de outros espécimes animais.
Peritos criadores e alimentadores de círculos viciosos, tal como este, o da Violência;

- Todos sentem culpa por algo, mesmo que não tenham a consciência pesada, ou, ainda que não professem qualquer Credo, ou, se esforcem por uma redenção e um lugarzinho no Céu;

- Dão importância a coisas insignificantes; tb passam a vida nisso, talvez porque a vida é demasiado curta (apesar de não terem, no seu decorrer, noção disso), para que ele consigam percebê-lo, distinguir o que é mesmo importante;

- A mesquinhez, a maldade gratuita, pisar os outros para chegar (supostamente) mais alto, é algo recorrente.

Os sentimentos dos humanóides são complexos, tecem teias de conectividade entre si. Como o amor e a culpa e o lugarzinho no céu e o perdão e a violência e a mesquinhez e a ignorância e a superficialidade, etc. É próprio do ser humano, ter um carácter tendencialmente mau, ao contrário do que Rousseau um dia afirmou. É que, actualmente, está muito mais visível e em evidência, por tudo o que o Homem passou,viu e que não pode esquecer, obliterar da sua existência enquanto ser colectivo, o que ele sempre teve de execrável dentro de si, e já não há como fingir, como voltar atrás, dada toda a conspurcação do Ser, um dia, naturalmente bom. Já não somos naturais, somo mega-artificiais, não só pelos/nos costumes e ditames sociais incorporizados, mas também, até mesmo, nos corpos embutidos de plásticos.

Somos animais sociais, artifícios da sociedade ultra-moderna de uma selva que sofre de barbárie tecno-material-crata. Os abutres da competitividade, pelo dinheiro-poder-status, comeram-nos a inocência do amor primordial, de querubins do éden; debicaram-nos o corpo e transformaram-nos em bestas auto-programadas, apenas carcaças de crianças que hoje em dia começam logo com o bullying, para depois passarem a roubar milhões às pessoas, a praticar genocídios, a destruir o âmago do outro sem motivo sequer; seres autómatos para a destruição , não deixando qualquer boa reminiscência possível para a existência de um Futuro.

Ass.: Por alguém que, um dia, já concordou com Rousseau.

sábado, abril 25, 2009

Da nossa ilusória Liberdade...

...quem melhor o diz senão Fernando Pessoa:

LIBERDADE

Ai que prazer
não cumprir um dever.
Ter um livro para ler
e não o fazer!
Ler é maçada,
estudar é nada.
O sol doira sem literatura.
O rio corre bem ou mal,
sem edição original.
E a brisa, essa, de tão naturalmente matinal
como tem tempo, não tem pressa...

Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto melhor é quando há bruma.
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol que peca
Só quando, em vez de criar, seca.

E mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças,
Nem consta que tivesse biblioteca...

sexta-feira, abril 03, 2009

Arte tatuada

Eis que na revista de divulgação de actividades em Lisboa, a Timeout portuguesa, deparo-me com o seguinte artigo online sobre a instalação que decorre dos tradicionais Painéis de S. Vicente no Museu de Arte Antiga.

Trata-se, como se pode ler, de Filipa Vilaverde que decidiu dar agora nova vida a essa obra de arte sobejamente nossa conhecida, no próprio pulsar do seu corpo. Ora, tatuar as figuras dos painéis nas costas e andar como obra viva pelos corredores do museu (so far so good) e depois ainda transpô-la para as ruas lisboetas, por mais que seja inédito, qualquer pessoa a andar nua em plena rua é considerado que está a incorrer num crime de atentado ao pudor:
->CÓDIGO PENAL
LIVRO II PARTE ESPECIAL
TÍTULO I DOS CRIMES CONTRA AS PESSOAS
Capítulo V Dos crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual
Secção I Crimes contra a liberdade sexual
Artigo 171.º Actos exibicionistas
Quem importunar outra pessoa, praticando perante ela actos de carácter exibicionista, é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias.
Imagino que ela se tenha dotado de uma permissão de carácter excepcional para nu artístico... Desejo-lhe boa sorte, especialmente com as pessoas mais idosas (não vá ter chatices e elas ataques cardíacos :D)!
Só espero que não passe a ser moda andar nu pela rua este Verão, porque na base disto tudo está a liberdade individual e só faltava sermos obrigados a levar com as carnes nuas dos outros no meio da rua. :D

segunda-feira, março 23, 2009

Há algo de muito podre no reino da Dinamarca! | Danmark's Dolphin's blood bath!

Nas Ilhas Faroé, chacinam golfinhos com uma barbaridade impressionante, num desporto que só se iguala aos tempos do Homem primitivo. As chocantes imagens falam por si:






quinta-feira, março 19, 2009

Obama, like Tina Turner said: "we don't need another hero"

Out of the ruins
Out from the wreckage
Can't make the same mistake this time
We are the children
The last generation
We are the ones they left behind
And i wonder when we are ever gonna change it
Living under the fear till nothing else remains

We don't need another hero
We don't need to know the way home
All we want is life beyond the thunderdome

Looking for something we can rely on
There's got to be something better out there
Love and compassion, their day is coming
All else are castles built in the air
And i wonder when we are ever gonna change it
Living under the fear till nothing else remains
All the children say

We don't need another hero
We don't need to know the way home
All we want is life beyond the thunderdome

What do we do with our lives
We leave only a mark
Will our story shine like a life
Or end in the dark
Give it all or nothing

"We don't need another hero" by Tina Turner

sexta-feira, março 13, 2009

Six Billion Others na RTP2

Tenho visto os episódios deste documentário extensivo realizado com base numa recolha de mais de 5.000 entrevistas em 70 países resultando em 4.500 horas filmadas.

O projecto de Yann Arthus-Bertrand pretende retratar a Humanidade contemporânea, auscultando-a nas suas mais simples questões existenciais: "Qual o sentido da vida?", "O que é a Felicidade?", "Quais os sonhos de Infância?", "Qual o maior medo?".

É trabalho deveras impressionante; um conceito simples, tanto a nível gráfico como em termos de conteúdo, têm um alcance enorme visto que não faz qualquer distinção entre as pessoas (sexo, idade, raça, cadastro,...).

Dos episódios que vi até agora, pude constatar que apenas uma diminuta parte das pessoas do planeta diz não ter medo de nada e que já se sente feliz, realizado, sem sonhos por concretizar.

A maioria da Humanidade é sobrevivente (às vezes contra as piores expectativas): seja de guerras, como de acidentes trágicos e as comuns perdas de entes queridos.
Mostram-se pessoas conformadas, mesmo que ainda sonhem. Para a maioria dos seres humanos entrevistados até agora nos episódios que vi, a Felicidade não reside neles mas sim nos filhos, na descendência e pegadas mais permanentes (obras) deixadas na Terra após a morte.

Vale a pena saber mais do Outro, nem que seja para descobrirmos que ele é apenas semelhante a nós e que nada há a recear. Por isso também aconselho que vejam estes testemunhos que despertam em nós tantas reflexões sobre o nosso tempo (e experiência) de vida. Na RTP2 por volta das 00:30 todos os dias de semana.

Mais informações sobre o projecto, no site oficial: www.6billionothers.org.

quarta-feira, março 11, 2009

Os "Deolinda" com a reluzente Ana Bacalhau

Parabéns linda flor cantante.
Cruzei-me contigo em 99 ou 2000 na Faculdade de Letras, ofereci-te um dos meus guizos porque já então tudo em ti era som, e depois do Lupanar (que já era um projecto de bastante qualidade no seu estilo) eis que surge a Deolinda a enriquecer o panorama musical português.

A mestria cinematográfica do Gonçalo Tocha e a excelente tecnicidade do Dídio e a Arte dos restantes "Deolindos", com as pinceladas do grande Fazenda, fazem deste projecto um verdadeiro prodígio.

Obrigada por continuarem e nunca desistirem das vossas artes. Continuação de sucesso!

quarta-feira, março 04, 2009

Ter ou não ter... um canudo, eis a questão!

As duas pessoas mais inteligentes que eu conheço e que automaticamente me reclamam admiração não concluíram qualquer curso superior, ou seja, não têm o dito e supostamente desejado canudo.

Na verdade penso que a verdadeira sabedoria que um canudo encerra, é precisamente a dos canudos que fazemos com uma qualquer folha de papel ou algo parecido que nos permita fazer através do enrolamento do mesmo um nosso tubo caleidoscóspico ou telescópico, mas sem necessidade de qualquer lente, para enxergarmos mais além.

Nisto sim reside a mestria, nós próprios com os nossos artifícios mentais conseguirmos "a olho-nu" ver além do que nos é mostrado.

Quando todos os seres humanos conseguirem esta proeza da auto-consciencialização e responsabilização, "ganhar mais Mundo", regressando ao "saber enciclopédico" (multidisciplinar) à maneira de Da Vinci, alcançaremos sim a possibilidade de um estado verdadeiramente utópico.

A Palavra Exuberante de Zetho Cunha Gonçalves

Tive o prazer de ouvir histórias que revelam tão interessantes vivências deste poeta nascido em Angola, mas um exemplo de rica mistura de todas as terras falantes da língua portuguesa.

Assinou-me este mesmo livro que me ofereceu e onde eu agora encontro uma outra riqueza de um mundo carregado de espécies da flora e da fauna visceral da mãe Terra.

Se eu considero a Poesia necessária para a sobrevivência, este livro de poesias é necessário também para nos reencontrarmos com a Terra que nos deu vida.

Com muita consideração pelo leitor, o poeta Zetho inclui no final deste livro um glossário e notas.

A descoberta deste livro que atravessa uma vida inteira, desde a infância à sabedoria da velhice, faz-nos regressar aos elementos naturais e que a meu ver devem ser os únicos e verdadeiros objectos da Tradição.

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Lançamento livro "O Romper das Ondas" de Rui Herbon


DIA 2 DE MARÇO, ÀS 18 HORAS,
NA LIVRARIA ALMEDINA DO ATRIUM SALDANHA

Apresentação a cargo da escritora Lídia Jorge

Obra vencedora do Prémio Cidade de Almada 2008

Para mais informações, consulte o site do escritor Rui Herbon (http://ruiherbon.blogspot.com)