sexta-feira, março 13, 2009

Six Billion Others na RTP2

Tenho visto os episódios deste documentário extensivo realizado com base numa recolha de mais de 5.000 entrevistas em 70 países resultando em 4.500 horas filmadas.

O projecto de Yann Arthus-Bertrand pretende retratar a Humanidade contemporânea, auscultando-a nas suas mais simples questões existenciais: "Qual o sentido da vida?", "O que é a Felicidade?", "Quais os sonhos de Infância?", "Qual o maior medo?".

É trabalho deveras impressionante; um conceito simples, tanto a nível gráfico como em termos de conteúdo, têm um alcance enorme visto que não faz qualquer distinção entre as pessoas (sexo, idade, raça, cadastro,...).

Dos episódios que vi até agora, pude constatar que apenas uma diminuta parte das pessoas do planeta diz não ter medo de nada e que já se sente feliz, realizado, sem sonhos por concretizar.

A maioria da Humanidade é sobrevivente (às vezes contra as piores expectativas): seja de guerras, como de acidentes trágicos e as comuns perdas de entes queridos.
Mostram-se pessoas conformadas, mesmo que ainda sonhem. Para a maioria dos seres humanos entrevistados até agora nos episódios que vi, a Felicidade não reside neles mas sim nos filhos, na descendência e pegadas mais permanentes (obras) deixadas na Terra após a morte.

Vale a pena saber mais do Outro, nem que seja para descobrirmos que ele é apenas semelhante a nós e que nada há a recear. Por isso também aconselho que vejam estes testemunhos que despertam em nós tantas reflexões sobre o nosso tempo (e experiência) de vida. Na RTP2 por volta das 00:30 todos os dias de semana.

Mais informações sobre o projecto, no site oficial: www.6billionothers.org.

Sem comentários: