sexta-feira, abril 03, 2009

Arte tatuada

Eis que na revista de divulgação de actividades em Lisboa, a Timeout portuguesa, deparo-me com o seguinte artigo online sobre a instalação que decorre dos tradicionais Painéis de S. Vicente no Museu de Arte Antiga.

Trata-se, como se pode ler, de Filipa Vilaverde que decidiu dar agora nova vida a essa obra de arte sobejamente nossa conhecida, no próprio pulsar do seu corpo. Ora, tatuar as figuras dos painéis nas costas e andar como obra viva pelos corredores do museu (so far so good) e depois ainda transpô-la para as ruas lisboetas, por mais que seja inédito, qualquer pessoa a andar nua em plena rua é considerado que está a incorrer num crime de atentado ao pudor:
->CÓDIGO PENAL
LIVRO II PARTE ESPECIAL
TÍTULO I DOS CRIMES CONTRA AS PESSOAS
Capítulo V Dos crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual
Secção I Crimes contra a liberdade sexual
Artigo 171.º Actos exibicionistas
Quem importunar outra pessoa, praticando perante ela actos de carácter exibicionista, é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias.
Imagino que ela se tenha dotado de uma permissão de carácter excepcional para nu artístico... Desejo-lhe boa sorte, especialmente com as pessoas mais idosas (não vá ter chatices e elas ataques cardíacos :D)!
Só espero que não passe a ser moda andar nu pela rua este Verão, porque na base disto tudo está a liberdade individual e só faltava sermos obrigados a levar com as carnes nuas dos outros no meio da rua. :D

Sem comentários: