quinta-feira, maio 04, 2006

Tema para o Seminário


Sociedade e Tecnologia: Para quando a "Casa do Futuro"?

Escolhi este tema já há algum tempo quando vi uma pequena notícia sobre a "Casa do Futuro". Pensei em como, actualmente, existe uma clara tendência para o envelhecimento e para o aumento da qualidade de vida nas sociedades mais modernas. É, portanto, cada vez mais próxima a ideia de um aumento do uso de tecnologia a nível doméstico, não só por causa da vaga implementada a nível nacional do "Choque Tecnológico" mas também pela evolução dos meios tecnológicos e do seu destaque na Agenda Internacional (em assuntos como a Infoexclusão, a insegurança com o Terrorismo, entre outros).

Em termos mais específicos, encontramos como matérias fortes da "Casa do Futuro", a Inclusão das pessoas com deficiências e a camada mais idosa da população. Pretendo focar o mundo que está em permanente mudança, a velocidade dos ciclos tecnológicos, a interactividade, entre outros assuntos mencionados ao longo das aulas.

A "Casa do Futuro" constitui-se num interessante desafio para a Humanidade, pois vem modificar o sistema organizacional da sociedade e ao mesmo tempo acompanhar as mudanças tecnológicas e sociais.
Não pretendendo uma mera descrição da Casa do Futuro; a apresentação deste seminário visará apurar em que medida é que a "Casa do Futuro" é um reflexo das alterações sociais e das necessidades da sociedade em si.

Espero conseguir concretizar estes objectivos e levar o seminário a bom porto!

P.S.: Para quem estiver interessado em dar uma olhadela ao projecto "Casa do Futuro", clique aqui!

Digitally Yours, SICCC

2 comentários:

MINI disse...

Bem...acho bastante curioso porque se estas lembrada nós fizemos um trabalho em Estrutura no semestre passado sobre inteligência ambiental, e a casa do futuro apresentada era fantástica e a realidade envolvente também era algo que é díficil de pensar nela como um futuro próximo. Fizes-te uma boa escolha.

Sónia Costa Campos disse...

Obrigada pelo retorno tão rápido :)

espero conseguir estar à altura das vossas expectativas.

No entanto, não contem com grandes efeitos especiais lol, como disse, não quero prender-me a uma mera descrição da "Casa do Futuro".

bj