quarta-feira, março 24, 2010

Como prolongar a vida das baterias dos seus aparelhos

As baterias são actualmente um dos "elos mais fracos" dos computadores e dos telemóveis/smartphones. Apesar dos fabricantes estarem constantemente à procura de novas formas de prolongarem as sua vida, e de oferecem baterias com maior duração, a verdade é que a utilização que fazemos dos equipamentos é cada vez mais exigente para este componente.
Nos smartphones a ligação permanente à Internet, a verificação mais frequente do sinal de rede e os ecrãs de maior dimensão são os grandes consumidores dos recursos, enquanto nos notebooks a aposta em ligações wireless, em visualização de mais conteúdos multimédia e uma utilização mais frequente põe à prova a durabilidade das baterias. Quando a carga completa da bateria começa a durar cada vez menos, e a deixá-lo "offline" nos momentos menos próprios, pode ser chegada a altura de se despedir deste componente e comprar um substituto. De preferência novo e certificado, até porque ainda está na memória noticiosa recente a existência de casos de baterias falsificadas que entraram em combustão espontânea.
Mas antes de optar por soluções radicais, vale a pena começar já a desenhar um "programa de treinos" para manter a sua bateria em forma e evitar substituições mais rápidas do que seria desejável.

1 - Desligue o que não é preciso Nos telemóveis e nos computadores portáteis há aplicações que podem manter-se abertas mesmo quando não estão a ser utilizadas, mas que continuam a consumir recursos energéticos. Racionalize a sua utilização e feche as aplicações de que não vai precisar de forma imediata.

2- Reduza o brilho Esta é uma das opções automatizadas em alguns notebooks para quando estão a usar os recursos da bateria, mas não em todos. Em situações de maior luminosidade pode reduzir o brilho do ecrã e poupar energia, um conselho que se aplica também aos smartphones.

3 - Racionalize as ligações wireless Se não precisa da ligação Wi-Fi ou Bluetooth desligue essa funcionalidade. Quando estão activas os sistemas estão constantemente à procura de redes disponíveis e com possibilidade de sincronização. No telemóvel, se tem uma ligação definida com um sistema de alta-voz do carro ou o auricular Bluetooth, desactive essa ligação quando não for necessária.

4 - Personalize as configurações Os sistemas dos telemóveis e dos computadores podem ser personalizados para entrar em modo de suspensão quando não são usados durante algum tempo. Considere a hipótese de reduzir este intervalo de espera de acordo com os seus hábitos.

5 - Avalie as ligações a dispositivos externos O uso de ligações USB do computador para carregar telemóveis, leitores de música e outros dispositivos, pode ser prática, mas consome a bateria disponível. Avalie se vale a pena manter também pens USB, ou discos externos, permanentemente ligados.

6 - Considere os ciclos de recarga Mesmo sem sofrerem do nefasto "efeito de memória", as baterias actuais não devem estar permanentemente ligadas à corrente. Se usa o notebook no dia-a-dia, recorra à ligação à rede eléctrica apenas quando o nível de energia da bateria estiver abaixo dos 20/30%, recarregando-a então completamente. Nos telemóveis e smartphones o conselho é o mesmo. Se calhar não vale a pena ligar o carregador todos os dias...

7 - Use uma aplicação para monitorizar a vida da bateria Os indicadores de carga da bateria nem sempre são eficientes e há uma série de ferramentas para computadores e smartphones que podem ajudar na monitorização do nível de carga e ajudar na configuração. Nos portáteis a maioria dos fabricantes tem já uma área dedicada a esta funcionalidade, mas pode experimentar algumas ferramentas freeware, como o Laptop Battery Power Monitor Para smartphones existem também algumas aplicações como o myBatteryLife para iPhone ou o BatterySaver para telemóveis Symbian. Mesmo que siga à risca todos os estes conselhos, é certo que a bateria vai esgotar-se mais rapidamente do que o computador ou o telemóvel.

Embora seja difícil (e caro) de admitir, a verdade é que as baterias não são eternas, e têm um limite de ciclos de carregamento que dependem de fabricante para fabricante e também dos tipos de baterias.
Por isso, quando a bateria "morrer" ou estiver "moribunda", não a guarde na gaveta. Faça-lhe um funeral decente e entregue-a para reciclagem.

Fonte: SAPO / TEK

quinta-feira, março 18, 2010

Prendas tecnológicas para o Dia do Pai

 É mais uma data cuja comemoração é imposta, é verdade, mas está com certeza entre aquelas que devem ser assinaladas de alguma forma. 

Com mais um Dia do Pai "à porta", o TeK seleccionou - como é habitual - algumas "ideias" entre as sugestões "dedicadas" que nos têm chegado à redacção e que poderão ser úteis para quem costuma comemorar a data e ainda não tem o que oferecer. 

Por parte da Nec fica a proposta de um monitor, segundo a mesma, "perfeito para rever todas aquelas fotos únicas em família". O Nec LCD E222W tem 22 polegadas e oferece possibilidade de rotação entre modo landscape e portrait e regulação em altura. 

Para que não haja reclamações em relação aos gastos, oferece um painel com backlights, modo ECO e medidor de poupança de carbono, que, se acordo com a marca, ajudam a poupar de mais de 30 por cento de energia. 
O monitor tem um preço de venda recomendado de 218, 4 e está disponível em duas versões, a primeira com moldura frontal preta e traseira preta e a segunda com moldura frontal prateada e traseira branca. 

Do conjunto de sugestões da Hama escolhemos as propostas mais em conta: a gama de bolsas semi-rígidas da Samsonite para telemóveis e equipamentos de dimensões semelhantes e um carregador USB para pai não fumadores. 

Bolsas

As bolsas estão disponíveis com o exterior em preto e forro de diferentes cores e são produzidas num tecido sintético especial chamado Polytex, resistente a danos e impermeável, no caso das Samsonite Torbole, bem como numa conjugação de polytext e pele, nos modelos Samsonite Lucca. 

Os preços destas bolsas variam entre os 14 euros para as Samsonite Torbole e os 21 euros para as Samsonite Lucca. Em ambos os casos, a Hama, que distribui os produtos em Portugal, oferece uma garantia de 10 anos. 

Hama Piccolino USB Vehicle Charger

Por um valor a rondar os 15 euros, pode comprar para oferecer um Hama Piccolino USB Vehicle Charger, um carregador que pode tomar permanentemente o lugar do isqueiro do automóvel, em troca do carregamento de dispositivos como MP3, PDAs e smartphones

Os pais que têm no sofá um dos seus mais fiéis companheiros iriam com certeza apreciar o novo sistema de home cinema com blu-ray BD Live de 2.1 canais da Pioneer. 

O BCS-FS500 tem um design minimalista e vem equipado com descodificação interna dos formatos Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio Essential, portas HDMI, portas USB, upscaling de imagem para 1080p e Deep Colour. O preço de venda é de 699 euros. 

Home cinema

Terminamos com a sugestão da Listopsis, que criou uma oferta em bundle a pensar em cada um dos melhores pais do mundo. Num pacote único, a empresa juntou o portátil Toshiba NB200-12U e o GPS TomTom One IQ Routes Ibérico Edition. 

Disponível em preto, o portátil Toshiba NB200-12U pesa 1,18 kg e vem equipado com um processador Intel Atom N280, 1GB de RAM, disco de 160GB, um ecrã de 10 polegadas e um microfone e uma câmara VGA integrados, sendo fácil de transportar. 

E para que o seu pai encontre sempre o caminho, pelo menos em Portugal e Espanha, sugere-se o GPS TomTom One IQ Routes Ibérico edition, com mapas da Península Ibérica e amplas funcionalidades de actualização dos mapas. 

Este bundle da Listopsis tem um PVP de 432 euros e está disponível até ao dia 07 de Abril.


Fonte Sapo Tek: Montra TeK: Prendas à medida do melhor pai do mundo